Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!












































13.10.09

Iñupiaq Ioitqusiat - Jeito de perceber o mundo Iñupiaq



imagem  Bing
Imagem Bing


Iñupiaq
Inupiatun
=
Gente de verdade



Para sobreviver no ambiente ártico, os Iñupiaq desenvolveram  um profundo conhecimento dos recursos naturais e como fazer o melhor uso deles. Para isso, criaram uma cultura de cooperação e de partilha (este sistema de compartilhamento ocorre até os dias atuais) aonde um sempre depende do outro para sobreviver nesta região gelada e inóspita. 
Eles caçam principalmente baleias, focas e renas mas respeitam o ciclo de vida dos animais não abatendo as fêmeas (quando estão com filhotes).
A caça à baleia foi, e continua a ser importante para a cultura Iñupiaq não apenas para o alimento que oferece, mas para o senso de comunidade e de cooperação que cria. As baleias podem pesar até 60 toneladas, o que significa que têm de ser caçados por grupos de pessoas trabalhando em conjunto com um capitão da baleação. Quando matam uma baleia, o Iñupiaq agradece ao animal por dar a sua vida a ele, e as quotas de toda a comunidade, na sua generosidade. Grande parte dos equipamentos tradicionalmente utilizados pelos seus antepassados, incluindo um Umiaq, ou sealskin (canoa), é usado ainda hoje.

Este ritual ocorre a  cada verão e a cada outono quando eles saem em suas canoas de pele de foca para caça.  As capturas são celebradas nas aldeias e os capitães baleeiros compartilham de suas presas com parentes e vizinhos. Porém, essa forma tradicional de vida está entrando em conflito com  a busca de petróleo porque  a Royal Dutch Shell está determinada a explorar as vastas reservas de petróleo que parecem existir ao largo do Alasca causando grandes danos ao meio-ambiente, a fauna e aos Iñupiaq. Grandes protestos já foram organizados mas a Shell não desistiu de encontrar o petróleo. Os Iñupiaq  argumentam que a ruidosa prospecção de petróleo ao largo do Alasca vai perturbar as rotas migratórias das baleias, tornando impossível aos Iñupiat capturar a cota anual de cerca de 60 animais que lhes é reservada por lei. 
A língua falada por eles encontra-se no grupo  linguístico "Eskimo-Aleut" que é falado no norte e nordeste do Alasca por mais ou menos 10.000 pessoas. Essa língua é conhecida  também como: Inupiak, Inupiat, ou Inupiatun.


*A maioria dos povos que vivem no Ártico são chamados de "Esquimós" (Eskimos), mas este termo não é bem aceito por eles já que é considerado um insulto criado pelo homens brancos com a intenção de depreciar e generalizar todos as etnias que vivem neste universo gelado.

*Segundo fontes históricas, o primeiro contato com os europeus aconteceu em 1826, quando dois britânicos chegaram e renomearam o chamado Iñupiaq Ukpiagvik ele, "o lugar para caçar corujas de neve") para Barrow. 







ZX











Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".


Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.


Ano 5523 de Abya Yala


523 anos de Resistência Indígena Continental.


JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!







E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.




Memória, Resistência e Consciência.