Com a decisão tomada, em Belfast, Reino Unido, no encontro técnico dos coordenadores da Rede, a Chapada do Araripe passou a ser o primeiro geoparque do Hemisfério Sul. A área será inserida em uma lista de 37 parques de reconhecida importância para a proteção especial de riquezas geológicas e paleontológicas.
O Geoparque Araripe que está em consolidação na porção cearense da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade. Localizados nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha Todos os locais são representativos de estratos geológicos e tem formações fossilíferas.
Porém ...
*Denúncia:
Vendidos por centavos pelos habitantes da Chapada do Araripe no Ceará/Brasil (Formação Santana) para fugir da fome e miséria são comercializados por preços que chegam até R$ 1,2 milhão como é o caso do crânio de uma espécie de Pterossauro que viveu há cerca de 110 milhões de anos -Thalassodromeus Sethi) até agora nova para a ciência. Ele foi "desviado" para os Estados Unidos e é claro que saiu ilegalmente do país. Está sendo comerzializado pelo site americano PaleoDirect-Altamonte Springs (Flórida)
http://paleodirect.com/pgset2/ptbr-002.htm que se anuncia como “Sua fonte direta de finos espécimes fósseis e artefatos do homem primitivo”. (sic) ... primitivos são os proprietários do site, não é verdade?
Neste mesmo site são ofertados centenas de fósseis brasileiros e de outros lugares do mundo.
O interesse dos contrabandistas pela riqueza científica da Chapada do Araripe começou entre as décadas de 1980 e 1990 mas quase nada foi feito para impedir a depredação e roubo do patrimônio brasileiro nem muito menos em implantar um política social que ajude os moradores da região a ter uma vida mais digna.
Seguindo o rastro do tráfico chegamos também a vários museus alemães nas cidades de Belim, Stutgard, Chemnitz e Bonn que mostram os fósseis mas não explicam como chegaram em suas vitrines. O caso mais escandaloso é o do "Museum Für Naturkunde" em Berlim.
Considerado crime federal no Brasil porque envolve o patrimônio da União, o comércio é legalizado em países como a Alemanha, Rússia e Estados Unidos gerando muitos entraves diplomáticos entre estes países. Inúmeros são os projetos de salvaguarda e proteção deste patrimônio que vem sendo roubado mas ... efetivamente poucos são os resultados satisfatórios.