Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!












































17.4.09

Xamanismo

Photobucket
O Xamanismo é o conjunto de crenças e práticas similares ao animismo que asseguram a capacidade de diagnosticar e de curar o sofrimento do ser humano-assim como-em alguns grupos que acreditam que o xamã possui a capacidade de criar o sofrimento. 
Segundo eles, xamã faz a conexão com o mundo dos espíritos e forma uma relação especial com este mundo invisível assegurando ter o dom de controlar o tempo, profetizar, interpretar os sonhos, fazer a projeção astral como viajar aos mundos considerados inferiores ou superiores que encontram-se em outras dimensões. Ele é o grande mestre do êxtase, antes de ser o curador ou o mago. É o especialista do transe aonde a sua alma deixa o corpo para subir ao céu ou descer do inferno. Além é claro, de manter uma estreita ligação com o mundo dos mortos e os espíritos da natureza.
A vocação xamânica pode ser obtida entre os candidatos ao êxtase, seja de forma espontânea ou provocada por alucinógenos.  Para ser um xamã é necessário ter muitos anos de aprendizado na viagem do conhecimento.
*Segundo a cultura ocidental, o xamã é uma pessoa em sofrimento psicológico muito grande que necessita um tratamento já que o seu diagnóstico é de epilepsia ou histeria -porém- o que é considerado uma doença mental para as etnias indígenas é um grande dom. Para eles, o xamã é um "escolhido. " Nexte contexto, o entendimento sobre a loucura nas sociedades indígenas é totalmente distinto do que aprendemos. Nas cidades, isolam os " loucos" mas no meio das sociedades indígenas eles são protegidos e respeitados porque possuem " - a visão"- vivendo em dimensões paralelas do que entendemos por realidade.
A tradição do Xamanismo existe desde as mais remotas épocas da "pré-história" da Humanidade e até hoje possuem grande força junto as comunidades.

Leitura complementar:

HISTÓRIA DAS CRENÇAS E DAS IDÉIAS RELIGIOSAS ( 5 VOLUMES)
Mircea Eliade

ZX











Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".


Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.


Ano 5523 de Abya Yala


523 anos de Resistência Indígena Continental.


JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!







E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.




Memória, Resistência e Consciência.