WECHEKECHE ÑI TRAWÜN ¡¡¡ MARICHIWEW !!!
Como entender que os Mapuche são considerados terroristas?
O Chile aplica até hoje leis anti-terrorismo contra a nação Mapuche e é o único país da região com semelhante e bizarro marco legislativo contra populações originárias. O governo chileno não poupa esforços na repressão aos Mapuche que fazem uma heróica resistência aonde muitos foram covardemente assassinados pelas forças de repressão do estado.
Os Mapuche reivindicam o fim da aplicação da "lei anti-terrorista", em vigência no país desde 1984, promulgada no governo do assassino e ditador Augusto Pinochet (1973-1990). Além da lei possuir dispositivos que dobram automaticamente as penas dos condenados, ela ajuda a criminalizar qualquer luta indígena, o que também viola os direitos humanos. Entre outras atribuições é a supressão do direito ao hábeas corpus e consolidação do "inimigo interno", mecanismo que possibilita ao aparato policial e militar torturar e prender qualquer pessoa sob pretexto da violação da propriedade privada, da terra e de "ameaça ao povo". Aproximadamente 500 pessoas continuam em cárcere no Chile devido esta lei.
Para Eduardo Galeano que é um intercolutor da palavra indígena, por exemplo em: Veias Abertas da América Latina, Memória do Fogo e Espelhos ... :
Los Mapuche llevan cinco siglos siendo víctimas del terror de Estado.
A muchos nos parece un escándalo que se siga aplicando la Ley Antiterrorista a las víctimas del terror de Estado y a las víctimas del terror del gran capital –el gran terrorista del mundo, el que está acabando con el planeta- los atentados más feroces contra la gente y contra el mundo los cometen los que después son recompensados y en cambio se consideran terroristas a sus víctimas. El “zapatista de Irak” -Muntadar al-Zaidi- yo lo llamo así, lo condenaron a 3 años de cárcel y en cambio Bush es el terrorista de Estado que más gente asesinó en los últimos años, es un “serial killer” y está de lo más feliz en su casa de Texas.
Fonte: http://www.azkintuwe.org
As imagens são reais.