James Cameron e a líder indígena Sheila Juruna
Entrevista coletiva em apoio à manifestação contra construção de Usina.
Mais de mil integrantes de movimentos sociais protestaram nesta segunda-feira, em Brasília, contra a construção da Usina Belo Monte, no estado do Pará. A passeata teve a participação do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), de lideranças do Parque Indígena do Xingu, além de ribeirinhos e indígenas que serão atingidos pela construção da hidrelétrica.
O diretor do filme 'Avatar', James Cameron, também estava presente e criticou a construção da usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). O cineasta disse que iria pedir apoio de congressistas norte-americanos na luta contra o projeto. "Esta não é uma questão só do Brasil, mas do mundo todo. Vou para Washington para conversar com senadores", disse.
A mobilização percorreu a Esplanada dos Ministérios. Em frente ao Ministério de Minas e Energia, os manifestantes exigiram o cancelamento da licença prévia e do leilão da Usina de Belo Monte, previsto para o dia 20 de abril.
De acordo com a integrante da coordenação do MAB, Daiane Huhn, o objetivo do protesto era de fazer um alerta sobre os interesses das grandes empresas consumidoras de energia na construção da hidrelétrica.
"Estamos aqui porque somos contra a construção da Usina de Belo Monte. Entendemos que a hidrelétrica veio para acabar com a Amazônia e privatizar a água e a energia no país. Ela vem atender apenas as grandes empresas interessadas na construção e no consumo de energia que será produzida", disse.
Os manifestantes também buscam a abertura de diálogo com o governo para propor alternativas à população que será atingida. Segundo a ribeirinha Audice Freitas da Silva, até o momento, não houve acertos em relação ao futuro dos moradores da região.
"Até o momento não houve diálogo. O governo afirma que isso será por conta da empresa que ganhará a licitação. Não sabemos quando e como serão organizadas as indenizações caso seja aprovada a construção de Belo Monte", afirmou.
Durante o protesto, foram coletadas assinaturas dos manifestantes contrários à construção da Usina de Belo Monte. O documento foi entregue pelo movimento ao Ministério de Minas e Energia.
James Cameron
O cineasta canadense James Cameron garantiu que vai conversar com congressistas dos Estados Unidos sobre as consequências para o meio ambiente da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). O diretor do filme Avatar participou de uma manifestação liderada por organizações sociais brasileiras contra a realização do leilão da usina, marcado para o dia 20 de abril.
Segundo Cameron, a usina vai desalojar a população ribeirinha e pode acelerar o aquecimento global. Ele disse que os reservatórios das hidrelétricas inundam as florestas e geram gás metano, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, que atinge todo o planeta.
"Washington deve estar interessado, porque não é um problema apenas do Brasil, é um problema internacional", ressaltou. Segundo ele, todos os países devem ajudar a encontrar soluções socialmente responsáveis para resolver os problemas locais. "Está tudo conectado, estamos todos no mesmo planeta. Os ventos, as correntes marítimas e a atmosfera não respeitam as fronteiras dos países", argumentou.
O diretor de 'Avatar' disse esperar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se convença dos danos que a construção da usina supostamente pode provocar. "Eu o desafio a ser um líder, o líder do século 21", disse.
James Cameron também disse que poderá fazer um documentário sobre a Amazônia. "Quando eu fico muito envolvido em um assunto, tenho que expressar isso por meio de um filme ou documentário. Existe uma oportunidade de fazer um documentário na Amazônia e dividir as suas palavras com o Brasil e com o resto do mundo", disse. Também participaram da manifestação o ator Victor Fasano e a atriz norte-americana Sigourney Weaver.
Fonte:
http://www.expressomt.com.br
* últimas notícias:
Foi suspenso temporariamente o leilão da Usina Hidrelétrica Belo Monte. ;)
* últimas notícias:
Foi suspenso temporariamente o leilão da Usina Hidrelétrica Belo Monte. ;)