Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!

Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".

Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.

Ano 5523 de Abya Yala

523 anos de Resistência Indígena Continental.

JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!

Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.
Memória, Resistência e Consciência.

1.10.08

Te Pito O Te Henua-Rapa Nui-Ilha da Páscoa


Te Pito O Te Henua (a ilha mais remota do mundo pertence ao Chile) é um dos poucos lugares que até hoje mantém a tradição oral de contar as histórias passadas de pai para filho e assim vão mantendo a sua Memória e História de forma viva e aglutinadora.
Significado de Te Pito O Te Henua
=
Umbigo do Mundo.

Pelo decreto de 23 de julho de 1935 foi declarada Monumento Histórico e em 1995 passou a fazer parte do rol dos lugares considerados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Durante o ano são realizadas várias festividades culturais e entre elas podemos citar: Tokerau e Tapati Rapa Nui sendo esta última a mais importante como mostra da cultura local.
TOKERAU é um festival aonde se manifestam seus costumes ancestrais através de canções, bailes e outras antigas tradições. Acontece já há várias décadas e participam todas as famílias agrupadas em clans com a sua respectiva candidata à rainha.
TAPATI RAPA NUI acontece no mes de fevereiro e durante duas semanas cada grupo familiar deve realizar una série de provas para somar pontos para a candidata a rainha de cada clan. Entre as competições e esportes ancentrais que reunem nesta festa se destacam:

Vaka Tuai, Takona, Riu, Hoko Haka Opo, Haka Pei, Titingi Mahute ( que é uma competição de trabalhos feitos com a Mahute (planta introduzida pelos primeiros habitantes polinésicos com a qual depois de processar a fibra confeccionam os trajes típicos.), Pora, Tau'a Rapa Nui ...











Estatuto legal:
No Chile a Constituição não estabelece nenhuma língua oficial, mas o espanhol é-a de fato. A lei número 19.253 ou Lei Indígena de 1993 estabelece as normas sobre proteção, promoção e desenvolvimento das culturas e línguas indígenas e cria a Corporação Nacional de Desenvolvimento Indígena (CONADI), organismo encarregado de promover, coordenar e executar as acções do Estado neste sentido.

Bandeira atual de Rapa Nui.

A língua Rapanui pertence ao subgrupo malaio-polinésio da grande família austronésia, que se estende por uma extensa área desde o sudeste asiático: pelo Pacífico Sul chegou finalmente à ilha de Páscoa e, através do Índico, até Madagáscar. Esta filiação genética faz dele uma das poucas ― se não a única ― língua indígena de um país sul-americano que não faz parte da família ameríndia. Mais concretamente, o rapanui é diretamente aparentado com o taitiano, o marquesiano, o havaiano e o maori, línguas do subgrupo polinésio oriental.
O Rapanui era a única língua polinésia que tinha um sistema de escrita antes dos europeus terem introduzido o alfabeto latino: o rogo-rogo ('tábua falante'), uma escrita de base hieroglífica que foi encontrada em tabuinhas e petróglifos. Apesar das tentativas para o decifrar, o sistema ainda continua a ser ininteligível. Atualmente, o Rapanui escreve-se recorrendo ao alfabeto latino, adaptado a partir do espanhol.
Mais informações:
Museu Antropológico e Arqueológico:
________________________________________________________________

Bibliografia Interessante:
FABRE, A. (1998) Manual de las lenguas indígenas sudamericanas, I-II, Lincom Europa, Munique.

MONRÓS E., «El rapanui, llengua de l'illa de Pascua», La Universitat, n.º 37, Outubro de 2006; Museo Antropológico P. Sebastián Englert.

Blogalaxia Tags:

E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."