Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!












































24.4.09

Os Painter defendendo a Amazônia com a ajuda de Google.



Cacique Amir
Os Painter (Suruí) -que falam a língua Mondé- estão observando o Amazonas (desde 2008), dispostos a defender o seu território depois de estarem cansados de tantos abusos tanto a sua gente como a seu habitat eles procuraram  a gigante Google para que fossem ajudados para vigiar o seu território. Desta maneira, chegaram a um acordo com o maior "buscador" da web. Seu instrumento: Google Earth, um sistema de visualização de terrenos através da Internet captadas por satélite.
Este povo da Amazônia vive no estado brasileiro de Rondônia, em uma zona de 250.000 hectares como em alguns lugares do Mato Grosso.
Segundo os dados de 2006 (Funasa) eles são 1.007 e não suportam mais assistir os garimpeiros de ouro e os traficantes madereiros acabando com as possibilidades de sobrevivência do grupo e da natureza. Até agora já foram mortos 11 caciques nas mãos de assassinos que moram na zona indígena. 
A atual situação levou o cacique Amir a pedir ajuda para Google na sua sede em Mountain View que fica perto de San Francisco (Califórnia) nos Estados Unidos. A terrível situação dos Painter comoveu aos donos do Google que colocaram Google Earth a disposição deste povo que possui uma luta muito corajosa pela manutenção da sua identidade mas sem renunciar ao direito da tecnologia.


* Tinha muita curiosidade de saber quem era a pessoa ou as pessoas que quase diariamente visitam o meu blog da cidade de Mountain View na Califónia (Estados Unidos) e hoje tive a resposta. 
Fico feliz em saber que Google está sempre lendo e vendo o que publico. ;)
Espero que a parceria com os Painter (Suruí) continue muito bem e que o festejado acordo seja transparente aonde não exista nenhuma cláusula em letras minúsculas que não se pode ler. ;)

ZX











Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".


Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.


Ano 5523 de Abya Yala


523 anos de Resistência Indígena Continental.


JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!







E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.




Memória, Resistência e Consciência.