Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!












































13.9.09

Jejuvy-Suicídio Ritual entre Kaiowá-Guarani


Jejuvy é ritual de morte.
Um suicídio a cada dez dias.
2008 foi o ano que 40 Kaiowá-Guarani desistiram de viver.
Ao longo dos últimos vinte anos, mais de 517 Guarani-Kaiowá cometeram suicídio; em sua maioria jovens.

O vocábulo Jejuvy em Guarani tem grande simbologia porque significa sufocamento, estar sem voz, impossibilidade de falar, palavra sufocada, alma escrava. É através do ritual do jejuvy que os Kaiowá praticam o suicídio, por enforcamento ou ingestão de veneno. Apesar de ser reconhecido como prática ritual ancestral, nos últimos anos o jejuvy se alastra pelas aldeias em escala epidêmica, cerca de 50 suicídios por ano envolvendo jovens de 9 a 14 anos de idade.
Segundo dados do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) o número de suicídios começou a aumentar nos anos 80, dobrou na década de 90 e na virada do século XXI bateu o recorde de mortes.

Os suicídios (jejuvy) são efetuados basicamente por enforcamento ou na ingestão de de agrotóxicos (mais recentemente) utilizados nas lavouras dos "agropecuaristas" que roubaram as terras dos Guarani-Kaiowá,  sem que exista o derramamento de sangue ou cortes físicos, para que não se perca a palavra. 
Os Guarani consideram o suicídio uma doença produzida pela prisão da palavra (alma) é pela boca que a palavra se liberta. Se não há lugar para a palavra, não há vida. Desse modo na hora de morrer não deve ser utilizado o corte contra si mesmo, pois a palavra se dispersaria. Sufocando-a ela permaneceria como um aglomerado de energia (alma) e poderia voltar a vingar em algum outro momento (reencarnação).
Segundo a oralidade dos próprios Kaiowa sobre os indígenas que cometeram suicídio: existe um grande sentido político de coletividade, "um estar entre os outros" produzindo signos potentes: os enforcamentos e os  envenenamentos. A busca do resgate de uma “forma de ser”, como os Kaiowas costumam falar. E se para eles a linguagem é uma das mais importantes formas de fazer o ser se manifestar, ao impedi-la, impede-se também os sujeitos de existirem. O suicídio epidêmico seria a resposta coletiva à imposibilidade de expressar a singularidade desse povo.



Jejuvy é ritual de morte, mas também de libertação da palavra e da  "inexistência"- invisibilidade. 
Jejuvy é a plenitude da palavra resistência.

Família linguística: Tupi-Guarani
Onde estão: Mato Grosso do Sul (Brasil) e Paraguai
Quantos são: 20.000 (senso de 2003)
Fonte: Socioambiental

* A desnutrição mata muitas crianças e o número dos assassinatos cometidos contra os Kaiowá Guarani é o mais alto entre as populações indígenas no Brasil. Dos 60 assassinatos de indígenas ocorridos no Brasil inteiro em 2008, 42 vítimas (70% do total) eram do povo Guarani-Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, de acordo com dados Conselho Indígenista Missionário (Cimi). “Ninguém é condenado quando mata um índio. Na verdade, os condenados até hoje são os indígenas, não os assassinos”, afirma Anastácio Peralta, liderança do povo Guarani-Kaiowá da região.

Foto Survival


http://www.campanhaguarani.org.br
http:diplo.uol.com.br/2008-02.a2168
http://www.midiaindependente.org
http://survival.org/tribes/guarani

ZX











Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".


Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.


Ano 5523 de Abya Yala


523 anos de Resistência Indígena Continental.


JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!







E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.




Memória, Resistência e Consciência.