Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!












































3.5.09

O Yasuní precisa de ti.

Indígenas do Equador de língua Kichwa que estão no Brasil divulgando a sua cultura.

(faz click na imagem)
Assina a Petição à favor da Reserva Yasuní no Equador e contra a exploração do petróleo.
O parque ocupa uma grande extensão da floresta úmida tropical na Amazônia Equatoriana entre as provícias de Napo e Pastaza, com uma superfície de 982.000 hectares. 
Existem no Equador, pelo menos, dois grupos de povos sem contato, os Tagaeris e os Taromenanis, embora se presuma a existência de outros, caminhantes e nômades, que habitam a Amazônia Equatoriana.

Se as empresas petrolíferas iniciam a destruição, estão colocando todos os grupos sem contato em risco de morte-além- das nações dos Waoranis e Kichwa que vivem no interior da reserva.Yasuní foi qualificado por cientistas de todo o mundo, como a zona de maior biodiversidade do planeta. Somente dentro de um hectare foram encontrados 644 espécies de árvores.  Existem tantas espécies de árvores e arbustos em um hectare como existem árvores nativas em toda a América do Norte.
Este parque foi declarado " Reserva Mundial da Biosfera" pela Unesco mas poucos respeitam a importância deste patrimônio.

Boa Semana.

ZX











Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".


Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.


Ano 5523 de Abya Yala


523 anos de Resistência Indígena Continental.


JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!







E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.




Memória, Resistência e Consciência.