Fato ou Boato?
Para alguns a internacionalização já está em curso, para outros é apenas um boato - mas, sabemos que não podemos esquecer que a Amazônia (que é um bioma único) concentra 20% da água doce do planeta, uma riqueza botânica inigualável, nações indígenas que detém o conhecimento sobre plantas com princípios ativos desconhecidos e conhecidos de muitos medicamentos e 30% das espécies de animais conhecidas no planeta sem falar na bauxita, manganês, ouro, prata, tugstênio, cobre, alumínio, estanho, ferro, nióbio, níquel, zinco, zircônio e diamantes.
Segundo fontes não oficiais existem centenas de "ONGs" atuando de maneira ilegal na floresta. Vários dirigentes destas organizações afirmam que estão protegendo este imenso território e preservando este patrimônio da Humanidade. Mas, perguntas ficam no ar ...
Um número incontável de websites administrados por ONGs, fundações e indivíduos agora convidam pessoas a comprar florestas, campos e montanhas para salvá-los de destruição e mudanças climáticas.
O milionário sueco John Eliasch, que comprou 400 mil acres da floresta amazônica em 2006, e agora pede ajuda para que sua ONG, a Cool Earth-http://www.coolearth.org/ possa comprar mais terra na fronteira entre o Brasil e o Equador, provocando críticas do governo brasileiro, "que diz que Eliasch é um 'eco-colonialista' e que os brasileiros podem cuidar de suas próprias florestas.
Em 2007, vinte mil pessoas fizeram doações na primeira semana de campanha do site demonstrando a eficâcia do discurso "eco-colonialista". Resta saber para que este dinheiro foi realmente empregado e quais são as reais intenções da Cool Earth e de todas as outras ONGs que transitam na região amazônica.
Neste vai e vem de polêmicas nacionais e internacionais sobre a Amazônia, até o Obama resolveu dar a sua opinião favorável (sic) ao processo da internacionalização.
O que me indigna é que os Estados Unidos que são os maiores emissores de gases na atmosfera e não assinaram o Protocolo de Kyoto venham dar opinião em um assunto que diz respeito unica e exclusivamenta a soberania do Brasil.
Existe realmente o perigo da Internacionalização da Amazônia?