Os países andinos possuem uma rica diversidade na sua trajetória cultural, imanente acumulação da cultura popular faz de suas sociedades atuais, herdeiros naturais de fontes antigas de elevado conhecimento, expressada por séculos por meio de sua arte popular que chegou até os nossos dias pela música, oralidade, os tecidos, a arquitetura, escultura ...
Muitas nações de origem Quechua, espalhados na América do Sul sentiram a necessidade de serem representados e começaram a eleger a fotografia e o cinema como meio de expressão contemporânea. O cinema entendido como compreendemos na atualidade podia obter através destas experiências " uma terceira via" - [é dizer uma maneira distinta de ver as coisas, a vida]. Esta "nova-velha visão" corresponderia com a chamada cosmovisão andina, o pensamento ancestral e sua interpretação ou transposição da "visão mecânica" da câmera.
Um novo cine latino americano está nascendo nos experimentos de arte visual e cinema de alguns jovens fotógrafos, atores e realizadores de origem Quechua que estão sendo desenvolvidos em países como a Bolívia, Perú. Equador, Argentina e Chile.
Sugestão de alguns filmes:
Llanthupi Munakui/Quererse en las Sombras
Marcelina Cárdenas
Bolívia
Temática: História baseada na tradição oral da comunidade K'ochas, Potosí (Bolívia) que reflete os aspectos da realidade da comunidade mesclada com a História de um casal. a quem nem a morte pode separar. Esta ficção é uma reflexão do que acontece em um povo indígena hoje tendo como tema central uma história de amor trágica.El Rincón de los Inocentes
Palito Ortega Matute
Peru
Temática: aborda de maneira clara e contundente o processo da violência ocorrida em Ayacucho em anos passados tomando como referência a atitude dos militares, do Senderismo e da posição de um religioso que não se comprometeu nas absurdas violações dos direitos humanos de milhares de inocentes.Ushanan-jampi: la justicia de "los otros"
Adriana I. Churampi Ramírez
Justiça e Ficção Andina
Peru
El Misterio del Kharisiri
Henry Vallejo
Peru
Temática: o mito de Kharisiri (o mesmo Phistaco, Ñaqaq, Khari Khari o Likhichiri de outras zonas) caracterizado por utilizar seus poderes para tirar a gordura dos seres humanos e realizar sacríficios humanos, para conseguir seus propósitos se transfigura em diferentes animais.