Existe a crença que os antepassados dos Jarawa e de outros povos das Ilhas Andamán na Índia formaram parte das primeiras migrações que tiveram êxito fora da África. Na atualidade, existe uma grande população de origem africana nestas ilhas superando amplamente o número de indígenas locais.
Até 1998 os Jarawa resistiram ao contato com o mundo de fora, mas na atualidade se encontram gravemente ameaçados pelo "turismo" e os caçadores ilegais que permanecem dias acampados na suas terras. As autoridades locais estão desafiando o Tribunal Supremo da Índia que obrigou a fechar a estrada que atravessa a sua reserva.
Em 1999 e 2006 sofreram com a contaminação pelo sarampo, uma enfermidade que já provocou a extinção de muitos povos indígenas pelo mundo afora depois de terem tido contato.
Expedição de contato
A grande preocupação com os Jarawa é o turismo especulativo que conduzem os turistas pela estrada dentro da reserva com a esperança de ver os nativos e também descobrir os paraísos para transformá-los em grandes empreendimentos. Apesar das proibições os turistas forçam o contato com eles. Neste vai e vem, a companhia de viagens "Índia Barafoot" abriu um grande complexo turístico muito perto da reserva (mais ou menos 500m), o que criará mais problemas para esta população. O hotel é uma filial de outro centro turístico da Barefoot que já existe nas ilhas Andamán, que possui supostamente entre os seus clientes a ganhadora de um Oscar, Kate Winslet.
Barefoot alega que a sua filosofia está em um desenvolvimento turístico sustentável e socialmente responsável (sic) ...
População atual: 320 pessoas
* as ilhas Andáman sofreram um grande Tutsunami em 2004.
Fonte: Survival
Participe das campanhas em Survival.
Atua já !