Contam que Xanath, filha de nobres Totonacas, famosa por sua beleza, vivia em um palácio perto do centro cerimonial de El Tajin, que era a capital do seu povo.
Um dia, quando a menina ia colocar uma oferenda em uma placa colocada sobre o abdômen do
Deus Chac Mool (mensageiro divino), teve a chance de encontrar casualmente a Tzarahuin (que significa Pintassilgo), que era um homem jovem que gostava de assobiar, e surgiu entre eles um amor à primeira vista.
Mas o romance era difícil de prosperar porque Tzarahuin era pobre, morava em uma casinha humilde rodeado por terras férteis que abundavam as graviolas, abacaxis e abóboras. Apesar das diferença de classe social, os namorados reuniam-se fugazmente quase diariamente, quando o rapaz ia levar as suas colheitas ao mercado, e em pouco tempo surgiu uma paixão sincera que tomou conta de seus corações.
< Xanath uma tarde quando passou por um templo sagrado, sentiu o olhar penetrante do deus gordo, que se caracterizava pela grande barriga, na testa raspada e a pluma tripla, e desde então o senhor da felicidade se dedicou a Xanath . A menina conseguiu se desviar em um primeiro momento, mas o deus astuto encontrou uma forma para revelar seus sentimentos e ao ser rejeitado, a alegria de costume se transformou em raiva e ameaçou a menina dizendo que ia desencadear a fúria do deus Tajin, se não concordasse com suas exigências amorosas.
O alerta fez tremer Xanath com medo, mas ela não traiu Tzarahuín.
O deus gordo então, decidiu ganhar a confiança do pai da menina para influenciar a mente de Xanath. Ele convidou-o para seu palácio, revelou muitos segredos divinos e o seu interesse na menina bonita, por isso recebeu total apoio para se casar com ela.
Xanath teve de suportar mais um assédio do deus Chac Mool e seu pai a obrigou a aceitar um novo compromisso, que seria fatal, porque depois de ter falado "não" de novo para o senhor da felicidade, ele, irritado, jogou um feitiço sobre a menina que foi transformada em uma planta orquidácea, com flores brancas e requintado sabor conhecida como Baunilha.
E enquanto Choc Mool acredita que foi vingado, dele existem apenas vagas lembranças, porém, temos uma forte presença da Baunilha até hoje, cuja essência é muito popular na culinária e confeitaria em muitas regiões do mundo.
Os Totonaca são uma nação originária do México que vivem na atualidade no estado de Vera Cruz. Quando os espanhóis chegaram, em1519, encontravam-se dispersos pelas regiões dos atuais estados de Puebla, Tabasco e Vera Cruz. A sua cultura destacava-se pela cerâmica, esculturas em pedra e arquitetura, considerada avançada para a época. Foram os construtores da cidade pré-colombiana de El Tajín. Aliaram-se à Cortés e forneceram cerca de 13 mil homens para ajudarna conquista dos Aztecas.
Atualmente as línguas totonacas são faladas por cerca de 90 mil pessoas.