Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!

Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".

Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.

Ano 5523 de Abya Yala

523 anos de Resistência Indígena Continental.

JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!

Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.
Memória, Resistência e Consciência.

18.5.09

A Importância pedagógica das lendas e mitos do universo indígena.

 
Sem dúvida, as lendas e mitos constituem uma ferramenta fundamental para conhecer e investigar as distintas culturas indígenas já que guardam uma série de saberes coletivos ancestrais que representam a diversidade dos povos que dão origem a cada uma delas. Assim como também, é imprescindível tentar compreender os processos históricos, a contextualização e os problemas que constituíram a sua experiência social (quando é possível). 
Então, podemos conhecer e perceber a visão de mundo de um determinado povo, de sua realidade material e simbólica e as suas relações com outros grupos através do tempo. 
As cosmologias indígenas representam modelos complexos que expressam suas concepções a respeito da origem do Universo e de todas as coisas que existem no mundo e até fora dele. Cada uma das diversas sociedades indígenas elabora suas próprias explicações a respeito do mundo, dos fenômenos da natureza, dos espíritos, dos seres sobrenaturais e, também, do momento em que surgiram os seus ancestrais.


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