Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!












































17.9.09

Direitos dos indígenas do Brasil ignorados.




Relatório da ONU: 
Povos Indígenas continuam a enfrentar obstáculos para o pleno exercício dos direitos humanos. As suas terras são frequentemente ameaçadas de invasões.


"Mesmo quando as terras indígenas já estão demarcadas e devidamente registradas, os direitos desses povos sobre a terra e sobre os recursos naturais nela disponíveis são frequentemente ameaçados de invasão e ocupações indevidas", afirma James Anaya, relator especial das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas.


James Anaya destaca que a ocupação ilegal de terras indígenas em busca da extração de recursos naturais causa diversos problemas às comunidades, incluindo insegurança e violência.. No relatório, que deverá ser apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, a 14 de Setembro próximo, lê-se que os indígenas brasileiros apresentam baixos indicadores sociais em todas as áreas, especialmente na saúde, educação e justiça.

Apesar do governo brasileiro ter promovido "um grande número de significativos programas de proteção a terras indígenas, de desenvolvimento, saúde e educação", segundo James Anaya faltam mais esforços e ações públicas que garantam a auto-determinação dessas populações para que tenham o controle das próprias vidas, das comunidades e da terra. Os povos indígenas no Brasil ainda são pouco consultados sobre atividades que afetam diretamente a sua vida. São necessários mecanismos apropriados ou de leis que garantam essa consulta.

O relator recomenda ao Governo o lançamento de uma campanha, que teria o apoio da ONU, para conscientizar a população brasileira sobre as questões indígenas e a necessidade do respeito pela diversidade. Na área da educação, o relatório propõe parcerias entre o governo federal, os estados e os municípios para impulsionar o acesso dos povos indígenas ao ensino. Sugere o recurso a métodos que incluam a cultura indígena no dia-a-dia das escolas, e salienta a necessidade de ações que facilitem o acesso da população indígena à universidade.

James Anaya esteve no Brasil, a convite do governo, há um ano e visitou os estados do Amazonas, Roraima, Mato Grosso do Sul e ainda o Distrito Federal. Teve a oportunidade de se encontrar com dezenas de representantes da sociedade civil e de organizações não governamentais que atuam na defesa dos direitos dos povos indígenas em diversas regiões do Brasil.


*Elísio Assunção 

Foto: Valter Campanato

ZX











Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".


Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.


Ano 5523 de Abya Yala


523 anos de Resistência Indígena Continental.


JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!







E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.




Memória, Resistência e Consciência.