Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!

Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".

Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.

Ano 5523 de Abya Yala

523 anos de Resistência Indígena Continental.

JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!

Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.
Memória, Resistência e Consciência.

10.1.10

Cântico Tewa





Em K'e A k su 'wa, eu me lembro
floresceu uma flor
que quando eu penso
agora que estou tão longe
(por que estou chorando?) 
essa flor
era amarela
 fresca e integral floresceu,
uma vez,
mas tanto tempo faz.

(Pueblo Hopi-Tewa)
Tronco linguistico Tanoan.




Os Tewa são um povo indígena norte-americano  que vive ao longo do vale do Rio Grande, na parte norte do Novo México, com exceção de um pueblo, Hano, no país Hopi, Arizona.

Também chamados de:
Tu'-ba-na e Taos.
Tu'-ven, Isleta e  Sandia.

Tewa significa mocassim.

Mais informações em:

The Tewa world; space, time, being, and becoming in a Pueblo society. Ortiz Afonso

The ethnogeography of the Tewa Indians, John Peabody Harrington

Textos Sagrados:
http://www.sacred-texts.com/nam/sw/sot/sot56.htm

Acervo de Fotografias:
http://www.curtis-collection.com/curtis/

E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."