Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!

Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".

Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.

Ano 5523 de Abya Yala

523 anos de Resistência Indígena Continental.

JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!

Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.
Memória, Resistência e Consciência.

19.2.10

Mandan, Hidatsa e Arikara





Eu sou uma velha agora. Os búfalos e cervos da cauda-preta sumiram, e os nossos costumes indígenas quase desapareceram. Às vezes eu acho difícil acreditar que vivi livre.
Meu filho esteve na escola do homem branco. Ele pode ler livros, ele é dono de gado e tem uma fazenda. Ele é um líder entre os nossos Hidatsa, ajudando para seguir o caminho do homem branco.
Ele é gentil comigo. Já não vivemos em tendas, mas em uma casa com chaminé, e a mulher do meu filho possui um fogão na sua cozinha.
Mas eu não posso esquecer os nossos antigos rituais e tradições ...
Muitas vezes, no verão eu me levanto de madrugada e vou para os campos de milho arrancar as ervas daninhas  e cantar para que venha uma boa plantação como fazia quando era jovem. Ninguém se importa com nossas canções de milho agora.
Às vezes, à noite eu me sento, olhando para o rio grande. O sol se põe, chega o crepúsculo avançando sobre a água. Nas sombras eu vejo de novo a nossa aldeia, com a fumaça ondulando para cima a partir das tendas, e no som do rio, eu ouço os gritos dos guerreiros, e os risos das crianças,
É um sonho, eu estou velha  e lágrimas pousam nos meus olhos porque o nosso modo de vida já se foi para sempre.
Waheenee, dos Hidatsa

Estes três povos vivem agora na reserva conhecida  como Forte Berthold em Dakota do Norte nos Estados Unidos.
*O último falante da Língua Nu'eta (Mandan) que pertence ao tronco linguístico Siouan é Ma-Doke-Wa-Des-She conhecido entre os brancos como Edwin Benson (cujo nome indígena significa Bisonte de Ferro)
Os Arikara (Sahnish, Arikaree ou Ree falam a língua conhecida como Caddoan que também está incluída entre as línguas em extinção já que existem apenas 20 falantes.
Os Hidatsa falam dialetos do Mandan.
Bandeira da afiliação dos Mandan- Hidatsa- Arikara

E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."