Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!

Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".

Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.

Ano 5523 de Abya Yala

523 anos de Resistência Indígena Continental.

JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!

Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.
Memória, Resistência e Consciência.

3.5.09

O Yasuní precisa de ti.

Indígenas do Equador de língua Kichwa que estão no Brasil divulgando a sua cultura.

(faz click na imagem)
Assina a Petição à favor da Reserva Yasuní no Equador e contra a exploração do petróleo.
O parque ocupa uma grande extensão da floresta úmida tropical na Amazônia Equatoriana entre as provícias de Napo e Pastaza, com uma superfície de 982.000 hectares. 
Existem no Equador, pelo menos, dois grupos de povos sem contato, os Tagaeris e os Taromenanis, embora se presuma a existência de outros, caminhantes e nômades, que habitam a Amazônia Equatoriana.

Se as empresas petrolíferas iniciam a destruição, estão colocando todos os grupos sem contato em risco de morte-além- das nações dos Waoranis e Kichwa que vivem no interior da reserva.Yasuní foi qualificado por cientistas de todo o mundo, como a zona de maior biodiversidade do planeta. Somente dentro de um hectare foram encontrados 644 espécies de árvores.  Existem tantas espécies de árvores e arbustos em um hectare como existem árvores nativas em toda a América do Norte.
Este parque foi declarado " Reserva Mundial da Biosfera" pela Unesco mas poucos respeitam a importância deste patrimônio.

Boa Semana.

E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."