Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!












































30.10.09

Os Povos Originários do Canadá.

Photobucket
Bandeira da Confederação Iroquois que compreende 5 nações:
O primeiro  quadrado representa os Seneca
O segundo os Cayuga
A terceira os Onondaga
A flecha central representa os Oneida
O quinto quadrado os Mohawk 
Estas são algumas das etnias nativas do Canadá.

As próprias comunidades indígenas apontam que atualmente que as "First Nations" já somam mais de 3,2 milhões (por se assumirem como indígenas que é o "indian status") de pessoas no país. (Estas informações foram retiradas das palavras de Bradley Stewart Young, descendente da comunidade indígena Opask-Wayak e um dos negociadores com as petroleiras na região de Hilton.) Apesar da disparidade entre os números "oficiais" e os conselhos indígenas, quando uma criança recebe a certidão de nascimento, passa a ser reconhecida pela lei federal do país, o que lhe garante certos "benefícios e deveres" como cidadão. Cerca de 55% dos indígenas registrados do Canadá vivem hoje em reservas demarcadas. Há mais de 2,2 mil reservas espalhadas pelo país, a maioria delas em zonas rurais ou em áreas de difícil acesso., incluindo 52 grupos culturais e mais de 50 línguas pertencentes a troncos linguisticos diferentes. Representam +- 4% da população total mas os direitos humanos básicos dos povos indígenas - como em outras partes do mundo – ainda não estão implementados pelo governo.


 São 17% dos detentos em instituições federais. A proporção de suicídios entre os jovens é seis vezes a média nacional e está entre as mais altas no mundo. Números de desemprego estão duas a três vezes acima da média entre os canadenses não-indígenas. A superpopulação nos lares, muitas vezes inadequados, é 16 vezes pior do que em outros lares canadenses.
As autoridades decidiram pagar 1,7 mil milhões de dólares de indenização às centenas de indígenas que foram abusados física e sexualmente enquanto alunos internos de colégios governamentais -  mas eles nunca mais esquecerão o que fizeram com as suas crianças enquanto estavam sob a tutela do estado.
Muitas das áreas indígenas são de interesse das grandes petroleiras porque estão os campos de areia betuminosa. É claro que neste confronto de forças, a população nativa sempre sofre a pressão perversa e violências de todos os tipos.

ZX











Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".


Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.


Ano 5523 de Abya Yala


523 anos de Resistência Indígena Continental.


JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!







E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.




Memória, Resistência e Consciência.