Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!












































30.9.10

Ojibwa Chippewa

Fotos de 1903
 Casal Ojibwa Chippewa, ele era o Chefe Obtossaway que morreu  em 2 de fevereiro de 1914.
Os Ojibwa são um conhecido grupo étnico de indígenas norte-americanos que habitavam em regiões dos Estados Unidos e Canadá. Na atualidade  existem famílias Ojibwa residentes nas ilhas Parry, no Canadá que ainda falam a língua Anishinaabe (Anishinabemowin) (Anishinini). (Oji-Crê/Severn Ojibwa)


Oh ! Grande Espírito, cuja voz ouço nos ventos
 E cuja respiração dá vida a todos.
 Ouça-me. 
Eu venho a você como um de seus muitos filhos; 
Eu sou fraco ...  
eu sou pequeno ... 
eu preciso de sua sabedoria e sua força. 
Deixe-me andar em beleza, 
e faz meus olhos sempre contemplarem o pôr do sol vermelho e roxo. 
Faça com  que minhas mãos sempre respeitem as coisas que você fez, 
e fazer meus ouvidos afiados para que eu possa ouvir sua voz.
 Faça-me sábio, 
para que eu possa entender o que você  diz para ensinar o meu povo 
as lições que existem escondidos em cada folha e cada pedra. 
Peço sabedoria e força, 
Não devo ser superior a meus irmãos, 
mas peço para ser corajoso e capaz
para lutar contra meu maior inimigo: eu mesmo. 
Faça-me sempre pronto para vir diante de vós com mãos limpas e o olhar sincero
Assim como a vida se desvanece como um pôr do sol desaparecendo, 
meu espírito pode vir a você sem vergonha.
(Poema Ojibwa passado de geração em geração através da História Oral.)

Canção do Urso, cantada em Anishinaabe (Anishinabemowin)
O Urso é um animal sagrado para os Ojibwa.

ZX











Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".


Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.


Ano 5523 de Abya Yala


523 anos de Resistência Indígena Continental.


JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!







E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.




Memória, Resistência e Consciência.