Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!

Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".

Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.

Ano 5523 de Abya Yala

523 anos de Resistência Indígena Continental.

JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!

Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.
Memória, Resistência e Consciência.

30.9.10

Ojibwa Chippewa

Fotos de 1903
 Casal Ojibwa Chippewa, ele era o Chefe Obtossaway que morreu  em 2 de fevereiro de 1914.
Os Ojibwa são um conhecido grupo étnico de indígenas norte-americanos que habitavam em regiões dos Estados Unidos e Canadá. Na atualidade  existem famílias Ojibwa residentes nas ilhas Parry, no Canadá que ainda falam a língua Anishinaabe (Anishinabemowin) (Anishinini). (Oji-Crê/Severn Ojibwa)


Oh ! Grande Espírito, cuja voz ouço nos ventos
 E cuja respiração dá vida a todos.
 Ouça-me. 
Eu venho a você como um de seus muitos filhos; 
Eu sou fraco ...  
eu sou pequeno ... 
eu preciso de sua sabedoria e sua força. 
Deixe-me andar em beleza, 
e faz meus olhos sempre contemplarem o pôr do sol vermelho e roxo. 
Faça com  que minhas mãos sempre respeitem as coisas que você fez, 
e fazer meus ouvidos afiados para que eu possa ouvir sua voz.
 Faça-me sábio, 
para que eu possa entender o que você  diz para ensinar o meu povo 
as lições que existem escondidos em cada folha e cada pedra. 
Peço sabedoria e força, 
Não devo ser superior a meus irmãos, 
mas peço para ser corajoso e capaz
para lutar contra meu maior inimigo: eu mesmo. 
Faça-me sempre pronto para vir diante de vós com mãos limpas e o olhar sincero
Assim como a vida se desvanece como um pôr do sol desaparecendo, 
meu espírito pode vir a você sem vergonha.
(Poema Ojibwa passado de geração em geração através da História Oral.)

Canção do Urso, cantada em Anishinaabe (Anishinabemowin)
O Urso é um animal sagrado para os Ojibwa.

E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."