Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!

Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".

Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.

Ano 5523 de Abya Yala

523 anos de Resistência Indígena Continental.

JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!

Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.
Memória, Resistência e Consciência.

10.3.09

O que faremos quando toda a água estiver contaminada ou finita ?

 A crise da água perpetua desigualdades.
Uma a cada quatro pessoas, hoje, não tem acesso à água potável. (UNESCO)

É urgente a mudança do nosso olhar sobre os recursos hídricos disponíveis assim como as políticas voltadas para este temática. 
A água é um recurso que possui uma quantidade limitada apesar de poucas pessoas terem consciência deste fato. Somente o ciclo da água que funciona há 4,5 bilhões de anos permite reciclar e dar esta ilusão de infinito.
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea). Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos.
Além disso, esta água é desigualmente distribuída no nosso planeta. Seis países possuem a metade da água doce no mundo: Brasil, Rússia, Colômbia Canadá, Indonésia e China. Mas este último, com 21% da população mundial, tem apenas 7% da água doce da Terra.
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões menos habitadas do Brasil.
Há quase uma década, o Conselho Científico Internacional sobre as questões ambientais classifica a escassez da água como o problema mais grave do século 21, logo após o aquecimento climático.

A PNUE informa que no futuro dois a cada três homens viverão em países atingidos pelo " stress hídrico" (um desequilíbrio estrutural entre o capital limitado de um país em água e seu consumo; para algumas escolas, o estresse se situa abaixo de 1000l/ano/pessoa, todas as utilizações reunidas).

As políticas públicas deveriam incrementar medidas para obrigar a redução do uso da água na agricultura que é aonde a água é mais desperdiçada enquanto isso 1,2 bilhão de seres humanos não têm acesso à água potável e 2 bilhões não possuem saneamento básico. 

E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."