Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!

Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".

Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.

Ano 5523 de Abya Yala

523 anos de Resistência Indígena Continental.

JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!

Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.
Memória, Resistência e Consciência.

6.3.09

Brasil: Tráfico de fósseis de milhões de anos.



Com a decisão tomada, em Belfast, Reino Unido, no encontro técnico dos coordenadores da Rede, a Chapada do Araripe passou a ser o primeiro geoparque do Hemisfério Sul. A área será inserida em uma lista de 37 parques de reconhecida importância para a proteção especial de riquezas geológicas e paleontológicas. 

O Geoparque Araripe que está em consolidação na porção cearense da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade. Localizados nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha Todos os locais são representativos de estratos geológicos e tem formações fossilíferas.                  
 Porém ...

*Denúncia:
Vendidos por centavos pelos habitantes da Chapada do Araripe no Ceará/Brasil (Formação Santana) para fugir da fome e miséria são comercializados por preços que chegam até R$ 1,2 milhão como é o caso do  crânio de uma espécie de Pterossauro que viveu há cerca de 110 milhões de anos -Thalassodromeus Sethi) até agora nova para a ciência. Ele foi "desviado" para os Estados Unidos e é claro que saiu ilegalmente do país. Está sendo comerzializado pelo site americano PaleoDirect-Altamonte Springs (Flórida) 
http://paleodirect.com/pgset2/ptbr-002.htm  que se anuncia como “Sua fonte direta de finos espécimes fósseis e artefatos do homem primitivo”. (sic) ... primitivos são os proprietários do site, não é verdade?
Neste mesmo site são ofertados centenas de fósseis brasileiros e de outros lugares do mundo.
O interesse dos contrabandistas pela riqueza científica da Chapada do Araripe começou entre as décadas de 1980 e 1990 mas quase nada foi feito para impedir a depredação e roubo do patrimônio brasileiro nem muito menos em implantar um política social que ajude os moradores da região a ter uma vida mais digna.
Seguindo o rastro do tráfico chegamos também a vários museus alemães nas cidades de Belim, Stutgard, Chemnitz e Bonn que mostram os fósseis mas não explicam como chegaram em suas vitrines. O caso mais escandaloso é o do "Museum Für Naturkunde" em Berlim.
Considerado crime federal no Brasil porque envolve o patrimônio da União, o comércio é legalizado em países como a Alemanha, Rússia e Estados Unidos gerando muitos entraves diplomáticos entre estes países. Inúmeros são os projetos de salvaguarda e proteção deste patrimônio que vem sendo roubado mas ...  efetivamente poucos são os resultados satisfatórios.

E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."