Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!












































25.8.09

A Águia e o Falcão


Loogix.com. Animated avatars. BlackWhite

Segundo uma  velha lenda dos Sioux, Touro Bravo, um valente e honrado guerreiro, e Nuvem Azul, a filha do cacique, chegaram de mãos dadas, até a tenda do velho xamã da tribo.
Nós nos amamos…e vamos nos casar – disse o jovem – E nos amamos tanto que queremos um feitiço, um conselho, ou um talismã-alguma coisa que nos garanta que poderemos ficar sempre juntos-que nos assegure que estaremos um ao lado do outro até encontrarmos a morte. Há  algo que possamos fazer ?
E o xamã, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:
-Tem uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada.
Tu Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte dessa aldeia e apenas com uma rede em tuas mãos, deves caçar o falcão mais vigoroso do monte… e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia.
E tu, Touro Bravo – continuou o feiticeiro – deves escalar a montanha do trono, e lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias, e somente com as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la trazendo-a para mim, viva !
Os jovens abraçaram-se e logo partiram para cumprir a missão recomendada. No dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco.
O velho pediu que com cuidado  as tirassem dos sacos… e viu que eram, verdadeiramente, belos animais.
- E agora o que faremos ? –perguntou o jovem – nós as matamos e depois bebemos à honra de seu sangue ?
- Ou cozinhamos e depois comemos o valor da sua carne ? Propôs a jovem. 
Não ! – disse o xamã – apanhem as aves, e amarrem-nas entre si pelas patas com essas fitas de couro. Quando as tiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.
O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros-a águia e o falcão, tentaram voar, mas apenas conseguiram saltar pelo terreno  até um tronco. Minutos depois, irritadas pela incapacidade do vôo, as aves arremessavam-se entre si, bicando-se até se machucar.
O xamã disse:
Jamais esqueçam o que estão vendo … este é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão … se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a fazer dano um ao outro.
Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos mas nunca amarrados.

ZX











Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".


Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.


Ano 5523 de Abya Yala


523 anos de Resistência Indígena Continental.


JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!







E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.




Memória, Resistência e Consciência.