Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!












































24.1.09

O Lobo ...

Photobucket
Para os nativos norte-americanos, o lobo é um grande símbolo espiritual sendo considerado como um mestre "descobridor de trilhas". A estrela do lobo é vermelha, associada por todas as etnias. Também conhecida como Sírius, ela é a estrela mais brilhante no céu do norte. A via láctea é o seu caminho - a rota para o paraíso. Com o tempo, o lobo também tornou-se associado dentre as quatro estações com o verão, entre as árvores com o salgueiro, e entre as grandes forças naturais com as nuvens.

Os indígenas respeitam a sua bravura como caçador, sua determinação, e a maneira como ele se move silenciosamente pela paisagem. Ficam emocionados com seu uivo, o qual eles algumas vezes consideram como uma conversa com o mundo espiritual. O lobo aparece em muitas histórias orais como um mensageiro, um viajante de longa distância e um guia para qualquer um que esteja buscando o mundo espiritual. Ele é o presságio de novas idéias que retorna ao grupo para ensinar e compartilhar a medicina.
O lobo é o sábio que após muitos invernos no caminho sagrado buscando os caminhos da sabedoria, retorna para compartilhar seu conhecimento com a tribo. É tanto o radical quanto o tradicional na mesma respiração. 
Quando um lobo caminhar até você, você se lembrará. 

Os mais velhos contam histórias sobre o início, quando o ser humano apareceu na Terra. Para eles, foi o lobo que ensinou aos humanos o caminho de viver em harmonia. Nos ensinou como criar a comunidade global, pois os lobos têm um conhecimento intuitivo da ordem no meio do caos e eles possuem a habilidade para sobreviver à mudança, intactos.

A medicina do lobo é muito antiga e nasceu da experiência da vida. Um dia o lobo olhará profundamente dentro de seu coração e compartilhará todo o seu conhecimento, mas exigirá participação total, e sinceridade absoluta.
Quando um lobo se aproxima de você, a própria presença do lobo reascende antigas memórias dentro de sua alma. Através do atrito da experiência você reanima as fogueiras da alma e questiona as manifestações da sua própria consciência. Você pode possuir uma coisa somente quando você vier a possuir a experiência emocional dela, e perceber a responsabilidade por sua criação. Então você estará livre para continuar. A medicina do lobo pode fazer você completo.
Você retornará para o Lobo muitas vezes em sua vida à medida em que você completar e iniciar seus ciclos de experiências e buscar a verdade interior.


Um dia, quem sabe ... todos seremos olhados por um lobo.

Photobucket

ZX











Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".


Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.


Ano 5523 de Abya Yala


523 anos de Resistência Indígena Continental.


JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!







E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.




Memória, Resistência e Consciência.