Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!

Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".

Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.

Ano 5523 de Abya Yala

523 anos de Resistência Indígena Continental.

JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!

Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.
Memória, Resistência e Consciência.

24.1.09

O Lobo ...

Photobucket
Para os nativos norte-americanos, o lobo é um grande símbolo espiritual sendo considerado como um mestre "descobridor de trilhas". A estrela do lobo é vermelha, associada por todas as etnias. Também conhecida como Sírius, ela é a estrela mais brilhante no céu do norte. A via láctea é o seu caminho - a rota para o paraíso. Com o tempo, o lobo também tornou-se associado dentre as quatro estações com o verão, entre as árvores com o salgueiro, e entre as grandes forças naturais com as nuvens.

Os indígenas respeitam a sua bravura como caçador, sua determinação, e a maneira como ele se move silenciosamente pela paisagem. Ficam emocionados com seu uivo, o qual eles algumas vezes consideram como uma conversa com o mundo espiritual. O lobo aparece em muitas histórias orais como um mensageiro, um viajante de longa distância e um guia para qualquer um que esteja buscando o mundo espiritual. Ele é o presságio de novas idéias que retorna ao grupo para ensinar e compartilhar a medicina.
O lobo é o sábio que após muitos invernos no caminho sagrado buscando os caminhos da sabedoria, retorna para compartilhar seu conhecimento com a tribo. É tanto o radical quanto o tradicional na mesma respiração. 
Quando um lobo caminhar até você, você se lembrará. 

Os mais velhos contam histórias sobre o início, quando o ser humano apareceu na Terra. Para eles, foi o lobo que ensinou aos humanos o caminho de viver em harmonia. Nos ensinou como criar a comunidade global, pois os lobos têm um conhecimento intuitivo da ordem no meio do caos e eles possuem a habilidade para sobreviver à mudança, intactos.

A medicina do lobo é muito antiga e nasceu da experiência da vida. Um dia o lobo olhará profundamente dentro de seu coração e compartilhará todo o seu conhecimento, mas exigirá participação total, e sinceridade absoluta.
Quando um lobo se aproxima de você, a própria presença do lobo reascende antigas memórias dentro de sua alma. Através do atrito da experiência você reanima as fogueiras da alma e questiona as manifestações da sua própria consciência. Você pode possuir uma coisa somente quando você vier a possuir a experiência emocional dela, e perceber a responsabilidade por sua criação. Então você estará livre para continuar. A medicina do lobo pode fazer você completo.
Você retornará para o Lobo muitas vezes em sua vida à medida em que você completar e iniciar seus ciclos de experiências e buscar a verdade interior.


Um dia, quem sabe ... todos seremos olhados por um lobo.

Photobucket

E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."