Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!

Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".

Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.

Ano 5523 de Abya Yala

523 anos de Resistência Indígena Continental.

JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!

Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.
Memória, Resistência e Consciência.

13.4.09

Lenda Cherokee

Photobucket
 
Um velho Cherokee contando sobre a vida para os seus netos -falou:
no meu interior está sendo disputada uma grande batalha. É uma briga entre dois lobos. um lobo representa a ira, o medo, a inveja, a avareza, a arrogância, o arrependimento, a culpa, o ressentimento, as mentiras e todos os sentimentos que trazem a desarmonia.
O outro lobo é a alegria, o amor, a paz, a esperança, a amizade, a liberdade, a generosidade e todos os sentimentos que engrandecem o ser humano.
Olhou os meninos e continuou dizendo: essa mesma luta está acontecendo no interior de cada um de vocês e em qualquer pessoa que vive. Assim, depois de alguns minutos-um deles- perguntou ao avô:
Qual dos lobos ganhará a luta?
A resposta foi rápida:
Ganhará o lobo que alimentes.

*Os Índios Cherokee dizem que  o Lobo, assim como muitos outros animais, tratarão você de acordo com o modo que forem tratados por você.  



O Lobo aparece sempre em partes importantes de muitas lendas indígenas. É conhecido e respeitado por seu poder, sua agilidade, sua ligeireza e sua astúcia. O Lobo é sempre descrito como um animal que tem um relacionamento de fraternidade com seus irmãos e irmãs de duas pernas (os seres humanos). Eles também acreditam que os lobos possuem algumas qualidades humanas tais como: o amor, a lealdade, a fidelidade, a afeição e os laços de amizade. 




 

E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."