Um velho Cherokee contando sobre a vida para os seus netos -falou:
no meu interior está sendo disputada uma grande batalha. É uma briga entre dois lobos. um lobo representa a ira, o medo, a inveja, a avareza, a arrogância, o arrependimento, a culpa, o ressentimento, as mentiras e todos os sentimentos que trazem a desarmonia.
O outro lobo é a alegria, o amor, a paz, a esperança, a amizade, a liberdade, a generosidade e todos os sentimentos que engrandecem o ser humano.
Olhou os meninos e continuou dizendo: essa mesma luta está acontecendo no interior de cada um de vocês e em qualquer pessoa que vive. Assim, depois de alguns minutos-um deles- perguntou ao avô:
Qual dos lobos ganhará a luta?
A resposta foi rápida:
Ganhará o lobo que alimentes.
*Os Índios Cherokee dizem que o Lobo, assim como muitos outros animais, tratarão você de acordo com o modo que forem tratados por você.
O Lobo aparece sempre em partes importantes de muitas lendas indígenas. É conhecido e respeitado por seu poder, sua agilidade, sua ligeireza e sua astúcia. O Lobo é sempre descrito como um animal que tem um relacionamento de fraternidade com seus irmãos e irmãs de duas pernas (os seres humanos). Eles também acreditam que os lobos possuem algumas qualidades humanas tais como: o amor, a lealdade, a fidelidade, a afeição e os laços de amizade.